domingo, fevereiro 25, 2007

macarrão a putanesca adaptado aos ingredientes

final de semana de massas.
fazia tempo que não comia tanto macarrão. ainda mais nesta dieta vegetariana que estou incorporando, não sobra muito espaço para o bom e velho macarrãozinho. mas resolvi quebrar a dieta um pouquinho e fiz outra massa, depois do curry.
queria fazer a putanesca. lembro que meu pai fez na primeira vez que experimentei e achei dos deuses! inesquecível! além do nome, bem sugestivo. para quem não sabe, macarrão a putanesca vai azeitonas pretas, alcaparras, anchovas e um pouco de molho de tomate. é um molho mais seco, que incorpora a massa.
mas estava sem o principal: anchovas e azeitonas pretas. fiz a minha versão:
- 1 lata de atum;
- 1 porção de alcaparras (vai a gosto, mas sugiro 2 colheres de sopa);
- azeitonas verdes (usei o que tinha na geladeira, que eram umas 12);
- 1/2 xc de purê de tomate;
- 1/2 pacote de massa de sua preferência (usei penne);
- 1/2 cebola;
- 2 dentes de alho.
cozinhe o macarrão conforme indicação do pacote. se tiver oportunidade, use massas italianas. di cicco, divela, barilla,... se alguém tiver sugestão de alguma massa nacional boa, aceito, mas até o momento, não achei nenhuma.
aqueça um pouco de azeite e refogue a cebola picadinha e em seguida, coloque o alho também picadinho. misture as alcaparras e as azeitonas devidamente picadas (não se esqueça de tirar o caroço das azeitonas) e acrescente o atum escorrido. junte o purê de tomate e um pouco de água. quando incorporar tudo, coloque o macarrão. misture e experimente o sal. as alcaparras e as azeitonas são salgadas, além do atum que já vem temperado. muitas vezes não é necessário salgar mais. e só.
acho que de putanesca só tinha as alcaparras mesmo, né? vou pensar em outro nome para batizar esta receita. aceito sugestões.

2 comentários:

Daniel disse...

adorei teu blog...

Posso frequentar mais vezes?

Nadia disse...

Improvisando com o que encontro na geladeira! Ficou grande? meu filho, que é o rei do improviso na cozinha, outro dia recebeu uns amigos para jantar e, otimista como sempre, achou que teria tudo necessário em casa. Resumindo a história: fez uma moqueca com 05 peras maduras (com azeite de dendê, mesmo!) e serviu com arroz. Apreciadissima, sempre está sendo assediado para fazer jantares. Bom, isso é em Barcelona, nenhum convidado baiano, então não foi visto como uma aberração.