faz tempo que não escrevo sobre restaurantes. vou procurar variar os conteúdos, sendo alguns de receitas e outros de restaurantes que valham a pena ser mencionados.
este certamente é um deles. gula santa, um restaurante novo em vilas do atlântico em lauro de freitas, bahia. só esta semana já estive lá por duas ocasiões e não me arrependi de nenhuma delas. o restaurante funciona onde antes era uma creperia. esta, não era nenhuma 8a maravilha do mundo, mas honesta. fechou e fiquei intrigada quando vi outro nome no mesmo local. não havia tido oportunidade de conhecer e confesso que imaginava um restaurante tipo buffet ou outro por quilo da região. acabamos, eu e meu noivo, andré, indo a primeira vez esta semana.
tinha um quadro na entrada que oferecia o prato do dia como sendo um salmão e doces portugueses de sobremesa. no cardápio, uma variedade de pratos, sendo a maioria, bacalhau.
pedi uma salada de bacalhau e andré, o prato do dia. o garçon, que aliás era muito bem treinado e educadíssimo, informou que não havia rúcula para a salada, mas poderia substituir por alface americana. não vi problemas.
ambos os pratos bem servidos e deliciosos. o salmão parecia ser assado, veio meio desfiado sobre uma camada de batatas cozidas e douradas, com um pouco de cebola e salsinha. a salada, além da alface e do bacalhau fazia parte também beterraba e cenouras, além de passas brancas com um molho que infelizmente não consegui identificar, mas muito saboroso.
finalizamos o almoço com um capuccino delicioso. aliás, uma observação. pedi o capuccino e quando chegou, fiquei meio com um pé atrás quando vi uma espuminha de chantily na xícara. não sou muito fã de chantily por ser normalmente muito gorduroso. mas experimentei e qual não foi minha surpresa quando me deparei com um chantily super delicado e leve.
não tivemos tempo nem estômago para ingerir mais nada, mas tínhamos que experimentar as sobremesas.
pedi para viagem pastéis de belém e um folhado de baunilha. aliás, estava atrás desse folheado desde setembro, quando fomos para são paulo e comemos um bolo de massa folhada no aniversário do andré. fiquei um desejo até agora e não havia em salvador nenhuma doceria que tivesse doce de massa folhada. matei a vontade.
à noite, em casa, comemos os doces. maravilhosos!! pena que não super engordativos, com muito açúcar e gemas de ovos. mas de vez em quando, é bom se dar esses presentinhos.
ah! outro detalhe que me esqueci de contar.
o restaurante é de 4 sócios portugueses. dois deles vieram conversar conosco para saber o que tínhamos achado da comida. um deles era um dos chefs. considero isso um ótimo sinal de que o negócio é realmente sério.
me lembrei do restaurante don curro que costumava ir com o meu pai, lá em são paulo, todos os meus últimos jantares antes de retornar ao japão (quando morava por aquelas bandas), onde o próprio don curro andava mesa por mesa perguntando sobre o jantar. coisa de quem realmente se preocupa com o seu restaurante.
aprovadíssimo! quem puder frequentar, vá, pois um lugar como esse deve ser preservado, uma vez que temos pouquissimas opções de bons lugares lá pros lados de vilas. ainda não sou residente de lauro de freitas, mas quando for, quero ter bons lugares para frequentar e não ter que me deslocar para salvador.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Será que esse lugar ainda funciona?
www.mastigandoemsalvador.com.br
Postar um comentário