quarta-feira, abril 02, 2008

o que é gastronomia?

pois é. estou fazendo um curso de gastronomia e vivo me perguntando o que exatamente é essa tal gastronomia. não é simplesmente "arte culinária". o aurélio define como "a arte de cozinhar de maneira a proporcionar maior prazer a quem come". não li diretamente no dicionário, mas ainda acho muito pouco.
prometo fazer pesquisa mais aprofundada sobre o assunto, mas por enquanto, para mim, gastronomia engloba aspectos culturais, no sentido antropológico do termo além de técnicas específicas para a confecção dos pratos. quem gosta de cozinhar por diletantismo sabe que dificilmente segue uma receita à risca (a não ser no caso dos doces que é química pura) principalmente em relação às medidas. assim, cada vez que faz o mesmo prato, dificilmente fica igual. agora, imagine um restaurante? imagine comer um prato divino, retornar para degustar a mesma iguaria e se deparar com algo diferente? dificilmente eu voltaria num lugar assim. daí a necessidade das técnicas.
eu confesso que nunca tinha pensado desta forma, mas até agora só usava a cozinha como diversão minha e deleite de alguns convidados. se for pensar de uma forma mais séria sobre a arte de cozinhar, se tiver que ganhar dinheiro com isso, preciso repensar e criar mesmo um padrão. e aprender as técnicas. e ter uma balança para pesar. e saber calcular a quantidade de comida ideal para o número de pessoas (coisa eu não consigo fazer de jeito nenhum! fiz um jantar esperando 30 pessoas, apareceram 20 e sobrou comida para mais umas 20!).
estou começando ainda o curso e pretendo estar apta a fazer tudo direitinho até eu me formar. enquanto isso, vou treinando e me aperfeiçoando. devagar e sempre!

5 comentários:

Lucas Ayres disse...

Adorei o blog. Principalmente a parte sobre comida japonesa, que por sinal tenho uma curiosidade tremenda. Mais gracioso ainda, foi descobrir a sua baianidade. Sou do interior, Juazeiro, e sempre que vou a salvador fico em lauro. A maioria dos blogs que paro pra ler, são de outros cantos do pais, sampa, rio e poa, como é bom ler algo bom, de alguem que escreve daqui pertinho.

Abraços

ely disse...

que bom que vc gostou, lucas. apareça sempre que puder. abs

Unknown disse...

oi meu nome é adriano eu tenho 17 anos e moro em brasilia, estou penssando em fazer Gastronomia(e ser Gourmet) mas estou confuso se eu realmente quero isso. Gostaria muito de te conhecer pra vc me tirar umas duvidas. se vc pudesse estar postando seu email/orkut/facebook/myspace.... sei la .Eu iria agradecer, voltarei aqui pra ver. Agradecido. abraços

Unknown disse...

Olaa sou felipe e tenho 16 anos
adoro cozinhar mexer e sabee muito sobre pratos tipicos e enventar comidas diferentes so tenho muitas duvidas se quero faser faculdade ou algo sobre gastronomia por q tbm gosto muito de desenhar mais so q penso mais em gastronomia mais eaee será q seria uma boa profisao ??

Unknown disse...

Bom nao tenhu nem oq falar eu adoro cozinha inventar pratos novos mais sei q para fazer gastronomia nao basta so saber inventar ou ter uma criatividade mais precisa ter coragem para infrenta-la com força e com vontade precisa dar sua cara a tapa bom espera entrar emm contato com vc se tiver orkut/msn/email me mande pois preciso muito fazer umas perguntas escolares e a respeito de gastronomia agradeceria se fizesse isso por mim voltarei aqui ate logo bjss