segunda-feira, agosto 21, 2006

domingo 20/08

domingão!! com sol!!!! são pedro finalmente foi bonzinho com a gente. para uma paulistana que veio para salvador para poder ir à praia todos os dias, ficar mais de um mês sem ver a areia e com a marquinha do biquini desaparecendo, é o fim da picada! finalmente, praia!
fomos para arembepe, ao norte daqui de salvador, conhecida pela aldeia hippie. gostamos de lá pela tranquilidada. apesar de ter uma barraca que insistia em colocar um som no último volume, com qualidade de am de interior, foi boa a manhã. sol, água de coco, noivinho a tira colo morenão, morenão... ai, meus sais...!

bicamos umas coisinhas na barraca. lambreta que eu queria, não tinha. coisas de barraca desprevenida. como pode, um domingão, céu azul, azul e não ter lambreta...! pedi carangueijo. e adivinha? "só tem um e vou trazer por conta da casa". restou perguntar: afinal, o que é que vc tem? andré pediu uma porção de aipim frito (na minha terra é mandioca, mas acho bem bonitinho o nome aipim, inclusive, brincamos que o nome do nosso filhinho será aipim.) e eu fiquei com a sugestão do que tinha: casquinha de siri. carangueijo seco, casquinha idem. sem muita criatividade. com essa enganação do estômago, não almoçamos.

claro que fiquei cá com os meus botões pensando no que fazer para o jantar que seria cedo por não termos tido um almoço consistente. enquanto andré tirava um cochilo, me meti na cozinha para fazer um cuscuz paulista. para quem não conhece, além de delicioso, é super fácil de fazer e pode ser feito com qualquer coisa que tenha à mão. o meu foi o seguinte:

refoguei a cebola picada, misturei com ervilha em lata, milho, pedaços de azeitona verde, palmito picado, um pouco de camarão (ainda aquele do dia anterior), sardinha em lata, cebolinha picada, ovo cozido (foram 2) picados, molho de tomate (um pouco, tipo 1/2 xícara). com tudo bem misturado e o camarão já pegando uma corzinha, juntei o caldo de camarão (não disse, mas com as milhares de cascas e cabeças de camarão, cozinhei e fiz um caldo), umas 2 xícaras, acrescentei sal e pimenta do reino. juntei neste sopão uma xícara de fubá de milho, mexi bem, e depois, uma xícara de farinha de mandioca. com tudo bem misturado, fica com aparência de um super angu. quando começar a desgrudar (o que não demora muito), é só desligar. pronto!
pegue uma forma de bolo com um furo no meio, passe óleo em toda volta e decore pensando no momento de desenformar. pode colocar tomate, pimentão, sardinha, palmito, sei lá. o que sua imaginação permitir. joguei o angu dentro, apertei bem e voilá! é só desenformar, cortar e degustar.
pode substituir o camarão por peixe, frango, ou nem precisa de nenhuma proteína animal, se não quiser. pode ser feito somente com legumes.
sugestão para quando se tem muita gente para alimentar, podendo ser consumido como entrada também e até porção mini, tipo aperitivo, se vc colocar naquelas forminhas de empadinha. fica fofo!




bom, o jantar foi, além do cuscuz, tinha que acabar com o camarão para não estragar. o que fiz? temperei rapidamente com alho picado, sal e pimenta, passei um a um em maizena (tá bom, tá bom, amido de milho!), e fritei. servi com ketchup, maionese e mostarda, a gosto de quem se servia. e acabou o domingão!
se durante a semana me deparar com algo digno de ser comentado, seja algo que eu tenha feito ou algo que comi na rua, deixarei aqui minhas impressões.
boa semana a todos.

2 comentários:

Jed disse...

legal, tem um blog!
hmm..pergunta de caipira da cidade..o que vem a ser lambreta?
beijos
Lilia

gaijin4ever disse...

Oi Ely! Um blog bacana e de dar água na boca!
Estive em SP e encontrei com os seus pais e a Erika, a quem não os via há muito tempo. A sua irmã e a sua mãe estão lindíssimas!
Também não sei o que é lambreta (a não ser o veículo...).
Um grande abraço!