domingo, agosto 20, 2006

sábado 19/08

encontrei camarão fresco muuuito barato no supermercado e me empolguei, sem pensar nas conseqüências. comprei quase 2 kg! imagina o que é limpar 2 kg de camarão, tirando a cabeça, casca, rabo, além daquelas melequinhas que ficam nas costas e na barriga do bichinho, que eu tiro sim, porque além de esteticamente feio, é sujo.

sabadão, fiz um... o que foi mesmo que eu fiz no sábado na hora do almoço...? ah, lembrei!

talharini com molho de ervas e bife de filet mignon com molho de manteiga. bem básico e rápido. voltamos para casa famintos e corri para fazer um almoçozinho rapidinho. no molho, como teríamos carne como acompanhamento, não quis colocar nenhuma proteína animal. piquei cenoura, pimentão, cebola, cebolinha, salsinha, basílico, além de acrescentar algumas ervas secas que tenho tipo tomilho e mais alguma outra que não me ocorre agora. enfim, misturei molho de caixinha, um pouquinho de sal e pimenta do reino e voilá. c'est pret! o bife, simples também. filet temperado com sal, pimenta do reino e alho picado. frito em óleo e no final, joga-se um pouco de manteiga (margarina) para fazer um molhinho escuro. fica dos deuses!

bom, terminando o almoço, voltemos ao camarão. comecei a limpeza às 6 e alguma coisa da tarde. lá pelas 8h30, dei um pulo na casa da sogra, mas como não tinha ninguém, pude voltar para minha labuta. fui terminar às 11 e pouco da noite!! e empolgadíssima com aquele monte de camarões frescos. como tínhamos cochilado pela tarde, não dormiríamos cedo mesmo. pensei: porque não aproveitar o camarão para fazer algo rápido, prático e gostoso? tipo... fondue!! como nunca tinha sequer comido fondue de camarão, busquei umas receitas pela internet. como todas que busco, nunca sigo nenhuma. não é por orgulho, não. é que não tenho paciência e sempre acho que tenho algo a acrescentar ou tirar. enfim, perguntei ao meu noivinho se ele estava disposto a encarar um fondue de camarão da meia-noite regado a um prosecco. que iria recusar?

fondue de camarão:
temperar levemente os camarões com sal, limão, pimenta e shoyu. (levemente pq terão os molhos acompanhando, que dará o real sabor).
os molhos: (inventei todos com o que tinha na geladeira)
1. maionese, ketchup, mostarda, cebolinha, shoyu, sal.
2. leite de coco, garan masala (um tempero indiano maravilhoso que nunca sei direito como usar), cebolinha, shoyu e um restinho de molho de pimenta vinagrete que encontrei na geladeira, mas acho que fica bom com tabasco ou pimenta fresca picada (use a pimenta de cheiro que para mim é a melhor de todas).
3. molho de ervas do macarrão do almoço.
na panela do fondue, coloque um alho socado com azeite e esquente no fogão. leve para o rechaud do fondue (tem algum outro nome?) e comece colocar o camarão. quando ficar vermelhinho dos dois lados, tire, coloque um dos molhos e divirta-se.


fico bom, não ficou, mô? e com prosecco, então... ah! umas torradinhas para acompanhar.

Nenhum comentário: