quarta-feira, agosto 23, 2006

esclarecimento aos não-baianos

minha queridíssima amiga lilia (diretamente de nova york - chiquérrima!!), me questionou o que seria "lambreta".
aí me toquei que nem todo mundo sabe. quer dizer, lambreta para quem não é daqui da bahia (não sei se é só aqui mesmo ou em todo o nordeste), é aquele "scooter", motinha italiana.
pois é. esclareço, então. lambreta é um molusco com casca, tipo um vôngole gigante. tem de 5 a uns 10 cm de largura, a casca. come-se normalmente nas praias e vem cozido com um caldinho à parte do próprio molusco, e se come com uma pimentinha da boa. ótimo acompanhamento para uma cervejinha. que o diga meu pai, que quando experimentou aqui, se apaixonou!
tem um lugar em salvador cujo dono é japa, que serve lambreta na chapa com diferentes molhos (que são mais tipo "toppings"). fantástico! chama-se lambreta grill. recomendo. e lá tem tmb um polvo na chapa que é dos deuses! tudo regado com muito azeite. alguns dizem que a quantidade de azeite é exagerada, mas eu adoro!

Nenhum comentário: