domingo, novembro 18, 2007

centrífuga e afins

ganhei uma centrífuga! o bom da casa nova é isso, ganhamos presentinhos para compor o novo lar. confesso que não se tratava de um gênero de primeira necessidade, mas fiquei um século com a centrífuga da minha sogra enfeitando a minha cozinha. usava para triturar aipim cozido, que forma uma massa bem densa, coisa que o liquidificador não aguenta. e bater feijão fradinho para fazer abará (que só fiz 2 vezes na vida e nunca mais! prefiro comprar pronto, pelo trabalho que dá fazer). nunca me imaginei usando as outras funções do aparelho como picar, ralar, emulsificar (alguém pode me explicar o que ser isso? meu curso de gastronomia só começa em fevereiro...), etc. ah! a centrífuga que ganhei faz até suco de laranja!
bom, resolvi usar para picar temperos. o saldo foi positivo, apesar de que, pela quantidade de ingredientes, o trabalho de montar, desmontar e lavar o equipamento, não compensa.
decidi que só vou usar agora quando tiver que fazer algo em grande quantidade. aí realmente é uma mão na roda.
vi outro dia o jamie oliver no seu programa do gnt fazendo uso do aparelho. e é isso mesmo. vale para grandes quantidades.
pois é... vou me adequando à modernidade. sou de uma geração que o máximo de tecnologia na cozinha era liquidificador e batedeira. vivo até agora sem batadeira. me acostumei a bater clara em neve nas mãos mesmo. um bom exercício. mas confesso que faz falta quando quero fazer chantili. se eu ganhar, não vou desprezar, claro! farei bom uso, obrigada.
outra coisa que não tenho e não sei se me faz falta é um forno de microondas. no japão usava muito, mas era mais uma questão de praticidade. impossível ter um forno elétrico ou à gás lá. problemas de espaço. ou era eu ou era o forno. fiquei com um microondas modernoso, com diversas funções.
mas aqui, não sinto muita falta. talvez um pouco na hora de esquentar comida. economiza panela. um bom forno à gás, um bom fogão (idem) e boas panelas (preciso de mais panelas!!) são o suficiente para comer razoavelmente bem por aqui, pelo menos na minha casa.
até mais!

Nenhum comentário: