sexta-feira, novembro 23, 2007

tofu


para quem não conhece, o tofu é um "queijo de soja". eu, particularmente, tenho um certo pé atrás em chamá-lo de queijo, mas não deixa de ser. na verdade, esse "pé" deve vir do fato de eu sempre ter comido tofu na culinária japonesa e nunca ter passado pela minha cabeça usá-lo de outra forma que não a tradicional: geladinho com shoyu, gengibre ralado e cebolinha picada (pode ser colocado um pouquinho de katsuo bushi que é feito de lascas de peixe (bonito) seco. claro que na culinária japonesa se come de diversas outras formas, mas jamais imaginei tofu como recheio de pastel integral, misturado a brócolis (que se mostrou delicioso, quebrando o meu preconceito).
assim, aprendi que o tofu poderia ser degustado de diversas outras formas não ortodoxas e dar muito certo. um bifum vegetariano pode ser incrementado com tofu, uma saladinha, ...
muitos dizem que o tofu fica bom com qualquer coisa porque não tem gosto de nada. discordo. sempre adorei tofu e quando fui morar no japão fiquei maravilhada com a variedade de tofu que não temos por aqui. o primeiro que comi, confesso que detestei. foi quando percebi que havia pelo menos dois tipos básicos: momen e kinu. a diferença está no tecido utilizado para coar a soja (momen - algodão e kinu - seda). um é mais fino que o outro resultando em um tofu mais "fino", ou seja, mais leve, cremoso. foi esse que não gostei. me lembrou a consistência de um pudim e achei horroroso. gosto mesmo do tofu rústico, duro. quando encontrei o dito cujo, quase choro de prazer. é muito melhor dos daqui.
agora, a experiência dos deuses que tive foi quando morava em hiroshima. a família do meu pai é de lá e casualmente, são (eram na verdade) fabricantes de tofu. passei um final de semana com eles e tive a oportunidade de provar do melhor tofu da face da terra. para quem não sabe, no japão não se tem o costume de comer pão no café da manhã. o pão é algo totalmente ocidental. lá se come arroz, peixe assado, sopa de missô e afins. foi num desses cafés da manhã tradicionalmente japa que provei a melhor iguaria feita de soja. um tofu feito na hora (imagino que devam ter acordado umas 3 ou 4 da manhã para fazer porque o café foi às 6 horas). um sabor indescritível! era possível comer até sem shoyu, purinho, pelo sabor e aroma da soja. jamais esquecerei deste gosto.
morei em tóquio por vários anos e busquei incansavelmente um tofu que se assemelhasse ao da minha família. pura decepção. cheguei a comprar tofus caríssimos (normalmente, um tofu sai na faixa de U$1,oo ou até menos e comprei os que custavam até U$5,00 para provar), e nada de chegar ao menos perto do que eu esperava.
pena... mais pena ainda é que o meu tiozinho velhinho que era quem tocava a produção, se foi. e não há mais ninguém na família para dar continuidade ao negócio. sinto realmente nunca mais poder degustar desta iguaria. jamais esquecerei seu sabor.

Nenhum comentário: