domingo, novembro 18, 2007

feijão andu


tenho um pé de feijão em casa. e dos grandes. só não sabia que tipo de feijão era. achava estranho ser uma árvore de médio porte, cheio de vagens, pois achava que pé de feijão era algo pequeno, a poucos palmos do chão. esse pé que tenho é, na verdade, a reencarnação de outro pé que tinha morrido. quando minha casa estava em obras, o pedreiro ao capinar o terreno, arrancou um pé de feijão que já estava morto. no mesmo lugar, nasceu esse. só que cresce tão rápido que antes mesmo de ter um tronco firme já está cheio de galhos, folhas, flores e vagens. aí o tronco não aguenta e o pé fica parecendo planta rasteira. enfim, catei algumas vagens já secas e tirei os feijõezinhos redondos. resolvi perguntar ao rapaz que está capinando o terreno qual o tipo deste feijão e ele me disse que se tratava do andu. já tinha comido, mas confesso que não lembrava da cara dele.
aqui na bahia há uma variedade bem grande de feijões diferentes dos basiquinhos que temos em são paulo (carioquinha, feijão preto...). temos feijão verde, feijão de corda, mangalô, fradinho, e diversos outros que desconheço.
resolvi então preparar o andu. ouvi dizer que tinha que aferventar antes de cozinhar para valer, como o feijão azuki. ah! antes, fiz algo que não fazia séculos: escolher feijão! alguém se lembra que tínhamos que escolher o feijão para cozinhar pq vinha com pedras, areia e coisas que até deus duvidava? pois é... minha infância tmb foi assim, vendo minha mãe escolher feijão e ajudando a fezer o mesmo de vez em quando. e foi o que tive que fazer, escolher o feijão andu para tirar pedrinhas, florizinhas e bichinhos.
uma vez feita a limpeza, passei uma água para tirar o que passou despercebido e aferventei. troquei de água e cozinhei novamente. quando estava quase bom, tirei do fogo, refoguei cebola e alho, piquei uma rodelas de linguiça calabresa, temperei com pimentão, tomate, coentro e cebolinha e cozinhei mais um pouco para dar o gostinho. e não é que ficou uma delícia? o caldo é ralo, não é como o feijão carioquinha, mas é muito saboroso.
e fuçando no google descobri receitas como tutu de feijão com andu. vou tentar fazer e depois passo a receita.
bom estar de volta!
bjs

2 comentários:

Unknown disse...

É isso aí, amiga.
fico muito contente por vc ter se encontrado, a vida começa aos 40 com certeza.
Sei que vc vai ser a melhor aluna do curso como sempre, afinal vc sempre pôs a alma em tudo que vc faz.
Parabéns pela casa nova, qdo vc vem pra São Paulo?
Tenho mil novidades pra gente conversar.
bjs

Unknown disse...

Seu blog é maravilhoso, serei visitante assídua.Adorei as curiosidades sobre o Japão, pois adoro comida "japonesa"bahiana rs...
bjs