segunda-feira, outubro 30, 2006

fase natureba

pois é... me rendi ao corte de carne vermelha. na verdade, estou tentando cortar todas as carnes, inclusive a minha. descobri maravilhada a carne de soja, proteína de soja, farelo de soja, enfim, qualquer coisa ou tudo de soja! tudibom!
saudável, barato e gostoso. precisa dizer mais?
estou ainda em fase experimental. faço todas as receitas da embalagem. já fiz quiabada de soja, molho de tomate de soja, quibe de soja, bife de soja... e estou me sentindo super bem com essa alimentação light. alimenta e não pesa. espero continuar assim porque o verão está chegando e os biquines exigem um corpo ao menos saudável.
dentre as receitas aprovadas, sugiro o kibe de forno?
- deixar de molho 1 xícara de trigo para quibe por pelo menos 1 hora e escorrer bem;
- 2 xícaras de proteína texturizada de soja (tipo fino)/
- colocar na panela com 3 xícaras de água, levar ao fogo por 3 minutos após a fervura;
- lavar bem e espremer o quanto puder (o ideal é que fique bem sequinho);
- esfarelar 2 tabletes de caldo de carne e juntar à proteína;
- triturar rapidamente no processador ou liquificador a proteína com os temperos (1 xc de cebola picada, 1 pimentão e 1 tomate picados, 1 pitada de cominho, 2 dentes de alho);
- misturar com o trigo, 1 xc de farinha de rosca e 1 ovo;
eu sugiro fazer um recheio de ricota. fica mais gostoso, com certeza.
recheio de ricota:
- 1 ricota despedaçada (com as mãos mesmo);
- 1/2 cebola ralada;
- 1/2 xc de hortelã picada;
- sal e pimenta do reino a gosto.
colocar em uma travessa refratária untada com um pouco de azeite, uma camada de kibe, por cima o recheio de ricota e por fim, outra camada de kibe.
assar em forno pré-aquecido em temperatura média, por pelo menos 45 minutos (veja a parte superior. quando estiver ficando douradinho, desligue e deixe dentro do forno para secar um pouco).
na hora de servir (que pode ser quente ou frio), colocar um pouco de limão, azeite e até uma pimentinha tipo tabasco. comer com pão sírio é tudibom!
outra sugestão para incrementar:
- colocar um pouco de castanha de caju picada na massa do kibe.

Nenhum comentário: