domingo, outubro 01, 2006

pititinga e caldo de sururu

vc sabe o que é pititinga? pois é... eu achava que era um peixinho daqui do nordeste, mas minha curiosidade me fez buscar a origem e qual não foi minha surpresa quando descobri que nada mais é do que manjuba! fiquei assim assustada porque o sabor não se assemelha. mas acho que é porque quando comia em são paulo, a manjubinha era inteirinha, inclusive com as entranhas. as daqui são limpinhas, o que dá um sabor diferente. achei que seria uma novidade, mas feliz ou infelizmente, não é.
comprei um saco de pititinga congelada para fazer em casa. é um bom aperitivo.
tempere as pitititingas com alho picado, cebola ralada, sal e pimenta do reino a gosto.
deixe descansar um pouco (não precisa deixar muito pq qualquer tipo de pescado pega o gosto rapidinho);
passe na farinha de trigo e frite.
pode fazer um molho tártaro para acompanhar, com maionese, picles e mostarda. ou um vinagretezinho básico ou mesmo só algumas gotinhas de limão. com uma cervejinha gelada, tudibom!

caldo de sururu
o que ser sururu?? é um molusco, semelhante ao vôngole, mas sem o sabor tão forte quanto este. algum primo distante. na verdade, sempre comprei sururu limpo e não tenho muita noção de como seria a sua casca. mas é um molusco que dá em mangues daqui do nordeste e com ele se faz um caldo muito bom.
para que não sabe, caldo é como uma sopa, mas mais grossa. para mim, é sopa, mas se disse sopa aqui na bahia, remete-se àquela tipo canja, com o caldo e algumas coisinhas dentro e isso é normalmente, comida de doente. portanto, sopa é sopa e caldo é caldo.
faço o caldo de sururu da seguinte forma:
1 kg de sururu (lavar bem pq mesmo lavando, sempre sobra um pouco de areia que incomoda muito na hora de comer);
bater no liquidificador 4 tomates maduros, 4 cebolas grandes, 1 pimentão, alguns raminhos de coentro e 1 vidrinho de leite de coco.
misturar tudo com o sururu limpo e cozinhar, colocando mais um vidrinho de leite de coco, meia xícara de azeite de oliva (aqui chamam de azeite doce) e um pouco de dendê (tipo 1 colher de sopa, só para da a cor).
colocar um pouco de sal e deixar ferver. uns 10 ou 15 minutos no fogo e já pode ser servido. comer com uma pimentinha fica show! há quem goste de colocar um pouco de farinha de mandioca. fica a critério.

3 comentários:

gaijin4ever disse...

Este pedaço aqui está cada vez melhor e cada vez mais gostoso. Toda vez que leio um texto seu, fico com água na boca ou babando, ou as duas coisas... E sempre aprendendo alguma coisa!
Um grande abraço do primo

gaijin4ever disse...

Opa, esqueci do objetivo principal da mensagem que era o de dar os parabéns pelo noivado!!!
Parabéns!

ely disse...

obrigada, querido primo de além mar (estou em dúvida se os eua podem ser considerados além mar...). enfim, fico feliz que vc esteja degustando minhas receitas. veja sempre que puder, pois sempre que eu puder, estarei escrevendo.
bjs