segunda-feira, outubro 30, 2006

pasta/mousse de beringela

gents,
eu nas minhas incursões gastronômicas/culinárias tenho descobertos coisas bem interessantes.
primeiramente, estive um pouco afastada do blog, pois estou pleiteando uma vaga no mestrado da facom (faculdade de comunicação da universidade federal da bahia). os estudos estavam me consumindo. como agora é só esperar porque o estrago já foi feito (já entreguei o meu projeto para análise), tenho um pouco mais de tempo para me dedicar ao meu precioso hobby: la cocina!
bom, estava procurando uma receita de pasta de beringela árabe - babaganouch (babaganuj, sei lá. achei várias escritas diferentes). encontrei, mas não conseguiria fazer de acordo por não ter homus. então, inventei e o resultado foi algo muito... muito... diferente!
- pegar duas beringelas e colocá-las (uma de cada vez), diretamente no fogo do fogão;
- deixar queimar a casca;
- descascar e tirar as sementes (eu diria para tirar somente o excesso, mas será que tem como saber o que seria "excesso de semente"? bom, sugiro tirar um pouco do que for possível);
- bater no liquidificador com meia cebola, 3 dentes de alho, um pouquinho de coentro e salsinha, uma pitada de sal e pimenta do reino.
a receita é só isso. pode usar como pasta para comer com pão. só que descobri uma coisinha...
a consistência da dita pasta parece um mousse! então pensei cá com os meus botões: deve ficar bom como acompanhamento de algum tipo de carne - filé mignon, frango ou até mesmo peixe. e se colocar em uma forminha ou uma cumbuca redondinha e depois virar para desinformar, ficará parecendo um pudinzinho. gostosinho e lindinho!
vai por mim. simples, rápido, fácil e uma dilícia!!

Nenhum comentário: