domingo, outubro 01, 2006

domingo - 01/10/06

domingão de sol!!
dia de eleição e de praia. sinto, mas ainda não tranferi meu título de eleitor para cá. fui justificar. depois, praia!! arembepe. para quem não conhece, uma praia ao norte de salvador, reduto de hippies. a praia é tranquila e desta vez não tinha barraca com som nas alturas. deve ter quebrado, por sorte nossa.
ficamos numa barraca chamada aritana. quem for das antigas, deve lembrar assim como eu, da novela da tupi onde o carlos alberto ricelli fazia o índio no papel principal. ri-dí-cu-lo!
bom, vamos ao que interessa. pedimos uma porção de lambreta (para quem não sabe, ler a nota sobre o tema algumas semanas atrás). disseram que era pequena, mas a porção era dupla, ou seja, 2 dúzias ao preço de uma. belê! temperinho bom, caldinho idem, mas acho que a preguiça fez com que não lavassem direito as bichinhas e tinha um pouco de areia no meio.
já que seria o nosso almoço, pedimos também um bolinho de bacalhau, que aliás, adoro! sou super fã de bacalhau. demorou, demorou e segundo o garçon, a cozinheira se esqueceu e deixou queimar a nossa porção. mas valeu a espera. maravilhosos! sequinhos e com bacalhau de verdade. engraçado essas coisas. em sampa é super comum a gente duvidar que o bolinho de bacalhau tem realmente bacalhau, que a casquinha de siri tem carne de siri de verdade, que a empadinha de camarão vai vir com camarão... por aqui, por mais simples que seja o lugar, nunca tive uma decepção igual, graças aos deuses! muito pelo contrário. enfim, bolinho de bacalhau nota 10!
por fim, pedimos carne de sol com aipim frito. para quem não conhece carne de sol, não confunda com carne seca. é um pouco diferente. a durabilidade também é outra. não dura tanto quanto a carne seca e nem é tão salgada. não sei ainda se é o processo de fabricação que é diferente. e vc compra carne de sol como carne de vaca normal, quer dizer, tem quase as mesmas partes.
quando faço, corto em pedacinhos, fervo umas duas vezes (comida salgada ninguém merece!) e seco. frito em manteiga ou margarina e quando estiver bem douradinhos, coloco rodelas de cebola. fica divino!
o da barraca aritana estava muito bom e o aipim também. em sampa, chamamos de mandioca, mas aqui dizem que a mandioca não se come por ser venenosa. também tenho que estudar a origem.
foi um bom domingo. me queimei além da conta (protetor solar mal passado...) mas deu para matar as saudades de uma boa praia. consegui também ler alguma coisa para o meu futuro segundo mestrado. quem quiser saber maiores detalhes, me escreva que eu conto. este blog é mais para falar de comidinhas mesmo.
beijinhos e boa semana.

Nenhum comentário: