segunda-feira, março 10, 2008

para quem acha que japonês come peixe cru todos os dias - parte 2

almoço.
o que o japonês comum come no almoço?

aqui vamos desmistificar aquela imagem de que a comida japonesa é saudável.

bom, uma vez saindo de casa para o trabalho, o japonês come mal, muito mal. isso porque eles adotam a máxima protestante (apesar de não serem) citada por weber: time is money (tempo é dindin). comer é perder tempo, seja para o trabalho, seja para ficar alguns minutos sem fazer nada. exemplo: tinha um cara que trabalhava na mesma agência de publicidade que eu. ele comia qualquer coisa em 5 minutos (e esses 5 minutos não é usado como força de expressão, mas, como dizem aqui na bahia, eram 5 mintuos "de relógio" mesmo) para ter os outros 55 minutos de folga para ler mangá, jogar algum tipo de game, ficar ao telefone com amigos e até para trabalhar. para ele, comer usando mais do que 5 minutos era perder tempo.

seguindo esta lógica, o almoço dos japas é algo surreal em termos de qualidade. existem lojas de conveniência em todas as esquinas. nelas podemos encontrar coisinhas para satisfazer os menos exigentes que se contentam com algum sanduichinho, um oniguiri (bolinho de arroz enrolado com alga seca), um cup noodle (aqueles macarrões instantâneos que vêm num copinho e é só jogar água quente dentro) ou até um obentô (uma caixinha com divisórias, como se fosse um pf japonês com arroz, alguma carninha cozida ou frita, tsukemonos diversos,...).

os que comem em restaurantes têm opções das mais variadas. o japonês gosta muito de macarrão em sopa. tem soba (macarrão de trigo sarraceno), udon (macarrão grosso de farinha de trigo), somen (a versão fininha do udon), todos com caldo de peixe e servido com alguns toppings (coisinhas que vão por cima, tipo pedaços de omelete, tempurá - legumes empanados, mas tmb pode ser camarão, cebolinha cortadinha, e alguns bolinhos de peixe tipo kamaboko e tikuwa). o japonês consegue verter uma cumbuca dessas sopas quentes em segundos, chupando ruidosamente o macarrão, sem respingar ou engasgar. é algo que tentei imitar e aprender nos meus 8 anos de japão e não consegui. e quando eu digo quente é quente mesmo, fumegando! não é à toa que o índice de câncer no estômago é um dos maiores no japão. junta sólido com líquido e ainda quente, sem mastigar direito, não há quem aguente.

a comida japonesa é leve? bem, depende. existe muita fritura tipo tempurá que é bem conhecido nos restaurantes por aqui, além dos "katsu" que são os empanados. que podem ser de frango, carne moída, mas o mais famoso mesmo, é o de carne de porco, o ton katsu. agora, mesmo comendo tanta fritura, o japonês não é obeso. isto se explica pelo que ele come ou toma para compensar a gordura ingerida. as frituras sempre são servidas com uma porção de nabo ralado (daikon oroshi). nesse nabo ralado é acrescido um pouco de shoyu e é comido junto com a fritura. o nabo corta a gordura. inclusive, há muitos anos, saiu uma reportagem sobre isso no fantástico e no dia seguinte, o preço dos nabos nas feiras de sampa subiu assustadoramente. digo em sampa porque aqui na bahia é super difícil encontrar um nabo no supermercado. e quando acha, é caro. muito caro. além do daikon oroshi, os japoneses tomam muito chá verde. o dia todo, como o brasileiro toma café. a teína (cafeína do chá) é alta, até mais do que a do café, mas dissolve a gordura ingerida, o que faz com que limpe o sangue rapidinho. tomam também o oolong tea, um chá chinês que também tem esse poder "desengordurante".

Um comentário:

Unknown disse...

gostei muito, me ajudo em um trabalho, parabéns!