sábado, março 15, 2008

para quem acha que japonês come peixe cru todos os dias - parte 3

o jantar.
o jantar na casa de um trabalhador típico, casado e com filhos pode ser praticamente a mesma coisa que ele come no café da manhã, ou seja, arroz branco com os diversos pickles, misso shiru e peixe assado. a variação depende da boa vontade da esposa, que ultimamente, não tem tido muito saco para fazer coisas novas, mesmo porque, existe muita coisa pronta. e nem sempre o marido volta para jantar com a família.

um assalariado japonês costuma sair quase todas as noites para beber com o pessoal do escritório ou com clientes. ele querendo ou não, não pode recusar, pois seria considerado uma ofensa sem tamanho. assim, ele sai do escritório com os colegas e vão para um izakaya (tipo barzinho). a bebida pode ser cerveja (ou chopp), ou uma bebida muito comum por lá que é o shochu (um destilado que pode ser de arroz, trigo, batata doce,...) que pode ser misturado com oolong tea, com água, com soda,... e o japonês bebe muito, buito besbo. aliás, é considerado falta de respeito para com o outro se recusar a beber. e o japonês nunca se serve. quando ele quer beber, pega a garrafa de cerveja e coloca no copo do outro, mesmo que o copo esteja cheio. aí o outro se sente na obrigação de servir o colega. se tiver uma mulher na mesa, é ela quem vai servir todos os homens. e elas bebem muito também. encontramos muitos homens caídos no chão de tanto beber depois do expediente, mas encontramos mulheres também. chocante! quando alguém não aguenta mais beber, é comum jogar o conteúdo do copo discretamente por debaixo da mesa. o que não pode é recusar, principalmente quando tem à mesa alguém hierarquicamente superior.

petiscos para acompanhar a bebida:
espetinhos de frango (yakitori), tofu gelado, nattô (ver a postagem sobre nattô, quem não conhecer), soja verde cozida (edamame), kimchi (conserva coreana de acelga super ardida), ... enfim, são petiscos mesmo. por isso, muitas vezes depois de encher a cara, os japas vão comer um lamen (sopão de macarrão com algumas carninhas). não confundam com o miyojo instantâneo. os lamens são sopas saborosíssimas e muito saudáveis, bom principalmente para curar ressaca. quem quiser conhecer um pouco mais sobre essa sopa, procure um filme japonês chamado Tampopo (que no brasil botaram um subtítulo ridículo de "os brutos também comem espaguete". aff...!!).

Nenhum comentário: