segunda-feira, março 10, 2008

para quem acha que japonês come peixe cru todos os dias - parte 1

você, que não tem muita familiaridade com a comida japonesa, deve achar que japonês, lá do japão, come peixe cru todos os dias, não? isso porque a comida japonesa, quer dizer, o sushi (bolinho de arroz com fatia de peixe cruem cima) e o sashimi (peixe cru em fatias) se popularizaram de tal forma a ter em tudo quanto é "por kilo" e também em churrascaria. um sacrilégio, mas isso é assunto para outra postagem. aqui eu queria escrever sobre o que comem os japoneses daquela ilhota, no seu dia a dia.

lembro de minha vó que adorava comer arroz em uma tigelinha. jogava chá verde quente por cima e comia com gosto, junto com uns pedacinhos de pickles de nabo, chamado de tsukemono. é uma conserva feita de qualquer coisa, tipo nabo, pepino, cenoura,... é só colocar no missô (pasta de soja), deixar um tempo, tirar, lavar, cortar e comer. fica bem salgadinho e combina bem com arroz branco.
pois é. minha avó, que já se foi há muito tempo, veio do japão e mesmo tendo vivido por mais de 40 anos no Brasil, sempre preferiu a boa e velha comida japonesa. antes de eu ir morar lá, gostava do que a gente considera comida japonesa aqui. aliás, a comida japonesa dos "japas" daqui será outra postagem também.

bom, voltando aos japoneses "de lá". só indo para lá é que fui ver o que realmente se come no dia a dia. japonês tem um cardápio bem variado, uma vez que podemos encontrar restaurante de tudo quanto é coisa, ainda mais em tóquio. não falo de cidades menores que é realmente mais difícil se ter variedades.
antes de falar de cada refeição, algumas explicações se fazem necessárias. o japão é um país muito pobre em recursos naturais, portanto, a comida lá é um bem preciosíssimo e muito, muito caro. o arroz é a base de todas as refeições, mas isso não é exclusividade de lá. todos os países do sudeste asiático, devido à influência chinesa, têm esse costume. juntando as duas coisas, ou seja, ser um país pobre em recursos e tendo o arroz como base, temos a comida japonesa típica: arroz com qualquer coisa.
explico: para a comida render, o japonês se entope de arroz. e arroz branco mesmo. e para dar um gostinho, costuma comer coisinhas salgadinhas que não necessite de muita quantidade. por exemplo, o tal do tsukemono que citei acima, que minha avó comia com arroz é isso. algo salgado, bem salgado que com poucos pedaços junto com arroz em abundância, dá uma boa refeição para o japonês comum. assim temos o ume boshi, que é um tipo de ameixa seca e curtida no sal, furikake, um pozinho de diversos sabores usado sobre o arroz (que meu lindinho adora!), peixe salgado, que se come pedacinhos bem pequenos com bastante arroz, e assim por diante.
é comum no japão as porções serem individualizadas. devido ao problema de escassez de alimentos, separar pratinhos para cada um é uma forma de todos comerem por igual, embora existam alguns pratos que são "coletivos" e aí neste caso, come mais quem come mais rápido e aguenta comer coisa quente sem se queimar. é a lei do mais forte mesmo. sei que parece estranho um país tão desenvolvido ter um povo que age desta forma. bom, há uma explicação para tudo e o "estranho" não passa de uma visão etnocêntrica, tão comum a todos nós.

então, em um café da manhã, podemos ter, para uma pessoa:
- arroz branco
- peixe assado (o tempero normalmente é só sal e o peixe é geralmente um peixe pequeno do tipo da sardinha, e outros que não sei o nome em português - aji, sanma, saba... normalmente no máximo duas unidades por pessoa)
- missoshiru (sopa de missô, geralmente com pedacinhos de tofu e cebolinha picada)
- tsukemono (o que tiver de pickles de diversos tipos)
tudo regado a chá verde. hoje em dia, com a ocidentalização, algumas famílias japonesas incorporaram a salada verde no café da manhã. normalmente é só alface e tomate.
há quem coma pão com café, mas estamos falando do tradicional. muitos jovens não comem este café tradicional pela manhã devido ao trabalho que dá preparar. já imaginou tendo que acordar horas antes para cozinhar o arroz, assar o peixe, preparar o missoshiru...

Nenhum comentário: