sábado, março 15, 2008

sushis e sashimis do brasil

fiquei sem voltar ao brasil 6 anos, quando fui ao japão. quando voltei, lembro de ter ido com a minha família em um restaurante japonês em moema. um que era considerado muito bom. quando comi o sashimi de lá, quase boto pra fora. primeira coisa que senti. o shoyu daqui é muito salgado e sem sabor. e quando colocado no sushi, você só sente esse gosto salgado, sem sentir o gosto do arroz e do peixe. um horror! para quebrar a má experiência, meu pai me levou lá no bexiga, naquele japonês que citei antes, o kinoshita. lá, serviram o sushi com um shoyu japonês, kikkoman. outra coisa! sem a menor chance de comparar os dois.

bom, quando falamos em sushi, começamos com o shoyu. o sakura, o mais comum por aqui, é, como disse, salgado e só. eu faço uso dele por falta de opção, mas quando encontro o kikkoman, que é importado e carésimo, compro sim, porque vale o preço.

sushi é algo tradicional do japão, portanto qualquer invenção é invenção. lá, só comi uma invenção que era uma salada de frutos do mar com maionese. nem o califórnia você encontra por lá. coisa de japa americano. e aqui, inventaram que sushi tem que ter cream cheese. o que é isso?? você só sente o gosto do cream cheese e desta forma, o recheio pode ser qualquer coisa. sushi em restaurante "por kilo" é o fim da picada! só não sei se é pior do que sushi em buffet de churrascaria. é páreo duro escolher qual é o pior.

em sampa, devido à colônia japonesa, existem diversos bons restaurantes japoneses. aqui em salvador, a coisa se complica um pouco. existem muitos, sim. mas de qualidade, que eu recomendo, somente dois: o sukiyaki e o aice. o sukiyaki é o mais tradicionalzão, com um cardápio mais variado e com o sabor da casa da mamãe. o aice é mais sofisticado, tanto em termos de ambiente quanto de cardápio. inventam algumas coisas, mas ainda é honesto. e o sabor é bom, realmente. ah! esqueci de um que gosto muito por ser inovador. o tokai, que tem em alguns shoppings. inventaram alguns pratos que funcionaram. gosto muito, apesar de não poder chamá-lo de restaurante japonês. os outros ditos japas, argh! não valem o que cobram. o problema é que a falta de referência faz com que as pessoas adorem qualquer coisa, inclusive os sushis em churrascaria. nada contra, mas não me convide.

Um comentário:

Beco disse...

Ely! Há quanto tempo!
Comida é sempre um bom assunto, né? Gostava muito das comidas que sua mãe e também o seu pai faziam nos encontros de família. Daí a exigência quanto a qualidade, né?
Quanto aos sushis que servem em alguns resturantes "japoneses", a preocupação em ocidentalizar o sabor acaba prejudicando a qualidade, deixando muito ácidos. Em rodízios então, nem pensar...