domingo, setembro 17, 2006

noivado em sampa parte I - sábado


finalmente estou de volta!
10 dias fora de casa leva um tempinho para reorganizar tudo e poder sentar para escrever sobre os acontecimentos.

levei andré para conhecer minha família e ficar noivos lá. já tínhamos noivado em salvador com a família dele. como o blog é gatronômico, não entrarei muito em detalhes sobre a viagem em si (que a única coisa próxima a gastronomia foi o fato de ter virado o estômago com a turbulência do avião - conto por e-mail para quem se interessar em saber maiores detalhes), mas irei diretamente ao que interessa.

bom, para poder comer tudo que gostaria em sampa, teria que ter ficado pelo menos um mês, almoçando e jantando coisas diferentes. com pouquíssimos dias, tive que pensar em uma estratégia adequada para a situação.

sábado: chegamos de manhã (após chacoalhar no ar por algumas horas) resolvemos ir com meu pai ao mercado para comprar algo para o almoço. são paulo, comida japonesa, tudo a ver.

cardápio do almoço: sashimi de atum de entrada e como prato principal, carapau (aji em japonês, acho) grelhado. bom, ensinar como se faz sashimi (peixe cru) não tem como. há todo um detalhe no corte, que tem que ser feito com uma boa faca no lugar certo, etc, etc. enfim, o único toque que posso dar é que no caso de ser atum, as fatias têm que ser cortadas grossas. peixes de carne branca devem ser cortados bem fininhos. uma questão de sabor.
o peixe grelhado foi limpo e separado em filés. depois, colocado sal grosso em ambos os lado e grelhar. só isso e o peixe fica maravilhoso. claro que na hora de comer tira-se o excesso de sal grosso. o sabor fica perfeito. comendo com arroz branco japonês, é o que há de comidinha caseira.


no sábado à noite, já foi o jantar do noivado. foi num restaurante italiano na vila mariana chamado innominato. pequeno, aconchegante e tudo de bom. não conseguiria agora dar as receitas do que comemos, mas pelo menos digo o que foi para todos ficarem com água na boca para ir lá e provar pessoalmente:
entrada: torradinhas com alho;
salada: folhas verdes com palmito e alcachofras com molho de mostarda;
pratos quentes: penne com molho de manjericão, tomate fresco, muzzarella de búfala e penne à romanesca (molho branco);
carnes: mini polpetones recheados e grelhados na brasa ao molho mostarda e
saltimboca de frango (escalopes de peito de frango recheados com tomates secos e mussarela);
sobremesa: torta mousse de chocolate
tudo isso regado a um bom vinho tinto e um lambrusco (que ganhamos dos donos do restaurante) acompanhando a sobremesa.


enfim, um sonho!

quem quiser o endereço do restaurante, me escreva que eu providencio, ok? vale a pena e além de ser aconchegante e saborosíssimo, acreditem, é barato!

Nenhum comentário: